Coordenador : Grazielle Vilas Bôas Huguenin
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388379.2199.278639.03022023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Serão atendidos todos os pacientes já cadastrados no Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal do HUAP, assim como os novos admitidos, com o diagnóstico estabelecido de Doença de Crohn (DC) ou Colite Ulcerativa (CU). O número atual de pacientes já cadastrado neste ambulatório é de aproximadamente, 300, sendo que são admitidos em média, quatro novos pacientes por mês.
Local de atuação: Hospital Universitário Antônio Pedro - Ambulatório de gastroenterologia
Objetivo
Geral: Prestar assistência nutricional aos pacientes com Doença Inflamatória Intestinal em tratamento ambulatorial no HUAP/UFF. Específicos: - Fazer avaliação e diagnóstico nutricional nos pacientes em tratamento no ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais do HUAP/UFF; - Realizar atendimento dietoterápico individualizado nos pacientes avaliados; - Criar um cadastro com informações dos exames clínicos, laboratoriais e suplementares, assim como da terapêutica medicamentosa e da evolução geral dos pacientes atendidos; - Envolver os discentes de pós-graduação no atendimento dos pacientes; - Envolver os discentes de graduação na participação da logística de atendimento e como auxiliar do profissional nutricionista; - Criar momentos de discussão de condutas com toda equipe.
Resumo
Doença Inflamatória Intestinal (DII) é a denominação genérica de um conjunto de enfermidades caracterizadas por ativação crônica da resposta inflamatória no epitélio intestinal e cujas duas principais formas são a Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa. De causa ainda desconhecida a DII não tem cura e cursa com importantes alterações no estado nutricional (EN) de etiologia multifatorial. São observados: perda de peso, hipoalbuminemia, anemia e deficiência de vitaminas e minerais. Ultimamente, com a utilização da terapia imunobiológica, o sobrepeso e a obesidade também estão se tornando prevalentes nesses pacientes. Tanto a desnutrição como o sobrepeso podem agravar o prognóstico da doença, com consequente redução da competência imunológica, aumento das infecções e da resposta inflamatória. Assim sendo, a intervenção nutricional é uma modalidade terapêutica coadjuvante que objetiva: recuperar ou manter o EN; fornecer o aporte adequado de macro e micronutrientes; oferecer alívio dos sintomas; reduzir as indicações e complicações cirúrgicas; diminuir a atividade da doença e aumentar a qualidade de vida. O objetivo deste projeto é prestar atendimento nutricional a pacientes com DII em tratamento ambulatorial no HUAP/UFF, envolvendo a participação discente e propiciando dados para o desenvolvimento de pesquisas. O atendimento será realizado no ambulatório de DII da gastrenterologia do HUAP, que funciona todas as sextas-feiras a tarde. Em parceria com a equipe médica serão atendidos todos os pacientes agendados para consulta médica. O atendimento constará de avaliação nutricional seguida de orientação dietoterápica individualizada. A periodicidade das reavaliações será trimestral ou de acordo com a necessidade de cada paciente.